quarta-feira, 18 de abril de 2012

Café Tortoni - Confiteria Torres - Confeitaria Colombo

Século XIX
Onde vamos? Ou melhor, onde fomos? Na Confitería Torres, a segunda confeitaria mais antiga da America Latina (a primeira é o Café Tortoni de Buenos Aires – e a terceira a Colombo do Rio – fonte: Folha de São Paulo).

Café Tortoni existe desde  1858. A origem da Confiteria Torres remonta a 1879. A confeitaria Colombo existe desde 1894.

Casa Cavé

Casa Cavé, ou simplesmente Cavé, nome de fantasia da Confeitaria Cavé Ltda, é uma das mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro.

Outro ponto de reunião de intelectuais, especialmente da velha guarda, é o Café Brasilero (Ituzaingó, 1447) em Montevideo, fundado em 1877 e redecorado em 1920. É o lugar ideal para estar sentado nas tradicionais cadeiras Thonet, bebericar um café, saborear a torta de ricota com passas, enquanto olha pela vidraça o tempo passar.

Século XX

Oro del Rhin, emblemática confeitaria de Montevidéu. Uma das especialidade é a torta-árbol (bolo-árvore). Um festival de wagnerianas calorias.
WAGNERIANAS CALORIAS -  E entre as confeitarias está minha preferida, a “Oro del Rhin” (Ouro do Reno), o mesmo nome da ópera de Richard Wagner, teutônico compositor. Esta agradável confeitaria, cuja clientela é de todas as idades, embora predomine a terceira, está na rua Convención, 1413. Telefone: 902 2832.
Ideal para um chá no fim da tarde. E um chá ao meio-dia. E também o café da manhã…bom, confesso, é ideal para qualquer momento. Um paraíso de sanduíches, doces… um perigo para dilatar o ventre e outras partes adiposas do corpo. Uma verdadeira ópera wagneriana calórica. Ao sair dali vai parecer um integrante da ópera Der Fliegende Holländer (“O holandês voador”). Não o capitão Daland, protagonista desta emblemática obra lírica, mas sim o próprio bojudo navio…

sábado, 31 de março de 2012

Este tempo de carência mínima obedecem a seguinte ordem para os adultos : 

     FAIXAS  PERMANÊNCIA MÍNIMA   NELA TEMPO  MÍNIMO DE MILITÂNCIA FEDERADA PARA A FAIXA SEGUINTE FAIXA SEGUINTE
BRANCA   6  MESES  APÓS  6  MESES  AMARELA
AMARELA 12 MESES - 1 ANO  APOS 18  MESES  AZUL
AZUL 12 MESES - 1 ANO  APOS 30  MESES  ROXA
ROXA 12 MESES - 1 ANO  APOS  42  MESES MARROM
MARROM ( 18 ANOS ) 24 MESES-2 ANOS  66 meses ou 5 ANOS   PRETA LISA
PRETA  LISA -LUTADOR      2  ANOS  7 ANOS    1º GRAU
PRETA  1º GRAU -ESTAGIÁRIO      2 ANOS 9 ANOS   2º GRAU
 2º GRAU - ESTAGIÁRIO     
3  ANOS 
11 ANOS   3º GRAU
 3º  GRAU
- PROF. E  SUPERVISOR 
      4 ANOS  14 ANOS    4º GRAU
 4º  GRAU -MERECIMENTO  5 ANOS  19 ANOS    5º GRAU
 5º  GRAU  ¨  7 ANOS 24 ANOS    6º GRAU
  6º GRAU  ¨  7  ANOS  31 ANOS   7º grau

A faixa inicial para qualquer idade é a branca, para os menores as coloridas seguem a ordem : azul claro até 7 anos; amarela a partir dos 8 anos anos; laranja é a 2ª colorida e permitida aos 12 anos; a verde é a 3ª faixa, permitida para 13, 14 e 15 anos; a 4ª - azul assim como a 5ª - roxa somente aos 16 e 17 anos A filiação é livre somente até a faixa azul lisa Filiar diretamente na fixa azul implica nela permanecer um tempo mínimo de 18 meses antes de obter registro na roxa Filiação direta na roxa e marrom somente com folha curricular emitida por entidade superior (
Federação ,confederação ) atestando tempo de de militância na faixa anterior compatível ou superior ao exigido pela FMJ-J Filiar diretamente na faixa preta lisa o registro é de vinculação,como faixa preta lutador . O interessado , apresenta a carteira do ano em curso e atestado da faixa , ou declaração nominal a FMJ-J , fornecida pela presidência da entidade autorgante. O preta vinculado recebe carteira carteira da FMJ-J como faixa preta lisa lutador, porem diploma somente quando efetuar exame frente a banca examinadora da FMJ-J. Considerar que os graus da faixa preta estão condicionado ao tempo,as competições ,aos serviços prestados a FMJ-J

 FAIXA BRANCA EM COMPETIÇÃO

O faixa branca já participa dos torneios oficiais,
hoje deixou de ter regras definida, somente podia  sofrer ou aplicar as quedas 1,2,3,4,5; armelocks 1,2,3 ; 4 estrangulamentos 1,2,3,4 ( frontais); joelho na barriga;as montadas; pegada pelas costas; as raspagens mais simples; chave senador; imobilização cabeça alta .Esta nomenclatura faz parte da metodologia de ensino
da,especialmente para o exame para  faixa preta na
Federação.Não pertencem ao faixa branca técnicas como chave Kimura, triangulo, estrangulamentos laterais e por traz, imobilizações superiores 
.Estas  técnicas são próprias das faixas coloridas, e se aplicadas
não forem anuladas pelo arbitro serão anuladas pelo Conselho Arbitral . Se houver danos ao competidor o professor poderá ser penalizado por crime de responsabilidade e o arbitro por negligencia . 

A largura da faixa do jiu-jitsu, da branca a preta ,é de 4 centímetros, e estará correta se a tarja preta tiver de 10 cmts de comprimento e distanciado 2 ctms de numa das pontas da faixa ; quando a faixa estiver amarada a tarja fica para o lado esquerdo do corpo; Os graus são afixados sobre a tarja ?

O faixa branca ,da infantil em diante ,que tenha competido nela por 5 vezes não devera continuar competindo como branca , mas elevado a amarela .
NOTA
! Após a inexplicável permissão para criação de tantas
confederações e federações as competições de
jiu-jitsu  tomaram outro rumo , e os  faixas
brancas  já apliquem nas competições  as técnicas dos
coloridos.Com isto a metodologia e a didática própria da FMJ-J,
ao invés de ser reforçada pelos que chegaram
posteriormente  esta sendo deturpada pela falta de  critério  de tantas entidades e de  instrutores com
atenção voltada  unicamente pelo  resultado da luta
do aluno faixa branca em competição. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012