quarta-feira, 18 de abril de 2012

Café Tortoni - Confiteria Torres - Confeitaria Colombo

Século XIX
Onde vamos? Ou melhor, onde fomos? Na Confitería Torres, a segunda confeitaria mais antiga da America Latina (a primeira é o Café Tortoni de Buenos Aires – e a terceira a Colombo do Rio – fonte: Folha de São Paulo).

Café Tortoni existe desde  1858. A origem da Confiteria Torres remonta a 1879. A confeitaria Colombo existe desde 1894.

Casa Cavé

Casa Cavé, ou simplesmente Cavé, nome de fantasia da Confeitaria Cavé Ltda, é uma das mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro.

Outro ponto de reunião de intelectuais, especialmente da velha guarda, é o Café Brasilero (Ituzaingó, 1447) em Montevideo, fundado em 1877 e redecorado em 1920. É o lugar ideal para estar sentado nas tradicionais cadeiras Thonet, bebericar um café, saborear a torta de ricota com passas, enquanto olha pela vidraça o tempo passar.

Século XX

Oro del Rhin, emblemática confeitaria de Montevidéu. Uma das especialidade é a torta-árbol (bolo-árvore). Um festival de wagnerianas calorias.
WAGNERIANAS CALORIAS -  E entre as confeitarias está minha preferida, a “Oro del Rhin” (Ouro do Reno), o mesmo nome da ópera de Richard Wagner, teutônico compositor. Esta agradável confeitaria, cuja clientela é de todas as idades, embora predomine a terceira, está na rua Convención, 1413. Telefone: 902 2832.
Ideal para um chá no fim da tarde. E um chá ao meio-dia. E também o café da manhã…bom, confesso, é ideal para qualquer momento. Um paraíso de sanduíches, doces… um perigo para dilatar o ventre e outras partes adiposas do corpo. Uma verdadeira ópera wagneriana calórica. Ao sair dali vai parecer um integrante da ópera Der Fliegende Holländer (“O holandês voador”). Não o capitão Daland, protagonista desta emblemática obra lírica, mas sim o próprio bojudo navio…